segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Paulo Valentim e Bruno Costa no Segundo Festival de Fado e Tango em Buenos Aires na Argentina

Paulo Valentim acompanhado por Bruno Costa, serão os músicos de FADO, convidados para o Segundo Festival de Tango e Fado a realizar entre os dias 26 e 29 de Novembro em Buenos Aires na Argentina.
Bruno Costa e Paulo Valentim

Paulo Valentim é um conceituado músico, compositor e artista plástico. Nasceu em Lisboa e muito cedo começou a sua carreira artística.
Com a sua guitarra portuguesa acompanhou grandes nomes do fado como: Fernando Maurício, Maria da Fé, Camané, Mafalda Arnauth entre outros.
Para Katia Guerreiro compôs grandes sucessos como “Segredos”, “Pranto de Amor Ausente”, “Minha Senhora das Dores” e “Nesta Noite”.
Foi ainda coautor da música do Musical “Fado, História de um Povo”.
Depois de uma longa temporada em Macau na China, onde lecionou  Cerâmica e fundou a  primeira escola de guitarra portuguesa no Oriente, volta a Lisboa para em conjunto com o seu colega Bruno Costa, assumir a direção de uma das mais antigas casa de fados de Lisboa, a “Parreirinha de Alfama”. 
Mantendo toda a tradição e história deixada pela grande fadista Argentina Santos, Paulo Valentim e Bruno Costa, prometem manter toda a essência fadista existente naquele espaço.
Bruno Costa, é um músico de guitarra clássica de fado (viola de fado), que vem sendo notado no meio fadista. Desde de 2004 tem acompanhado nomes como: Raquel Tavares, Joana Veiga, Anita Guerreiro, Gonçalo da Camara Pereira, Gonçalo Salgueiro entre outros.
No segundo festival de fado e tango em Buenos Aires, Paulo Valentim acompanhado por Bruno Costa, para além de dois espetáculos integrados neste Festival, lecionará uma Master Class de Fado e Guitarra Portuguesa para músicos de Tango internacionalizando uma vez mais a canção de Lisboa, o nosso Fado.
“ Explicar aos músicos de Tango de Buenos Aires a essência e a estética do nosso fado, as razões porque a nossa música é única e diferente, faz-me sentir não só feliz mas orgulhoso por tão dignificante convite” disse Paulo Valentim



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fadista Sérgio da Silva estreia-se sábado em Itália

Fadista Sérgio da Silva estreia-se sábado em Itália O fadista Sérgio da Silva estreia-se no sábado, em Itália, no concerto anual de fado que se realiza na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, no qual apresentará "especialmente fados tradicionais".

  Sergio da Silva acompanhado por Paulo Valentim na Guitarra Portuguesa e Bruno Costa na Viola de Fado

 O fadista Sérgio da Silva estreia-se no sábado, em Itália, no concerto anual de fado que se realiza na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, no qual apresentará "especialmente fados tradicionais".
Em declarações à Lusa, Sérgio da Silva afirmou que são os fados tradicionais aqueles que mais gosta e melhor se sente a interpretar, daí o alinhamento do concerto incidir em melodias como o Fado Corrido, o Menor ou o Fado Magala.
"Irei cantar temas do repertório fadista, não necessariamente do meu próprio, mas também letras que fizeram especificamente para mim como 'Fosse eu quem tu vais sonhar', de Nuno Miguel Guedes, que canto na tradiocional melodia do fado Pedro Rodrigues", disse Sérgio da Silva.
"O concerto é à base do fado tradicional, com um tema em italiano, que ainda estamos escolher, e dois ou três fados musicados, nomeadamente 'Senhora da Nazaré', uma criação de Alberto Ribeiro, e 'Noite Cerrada'", adiantou.
Entre os fados tradicionais, Sérgio Silva afirmou que irá interpretar, no Fado Bacalhau, "Água Louca da Ribeira", uma criação de Alfredo Marceneiro e, no Fado Cravo, "Lágrimas do céu".
Sérgio da Silva, de 20 anos, estudante de Arte-Multimédia na Faculdade de Belas Artes, começou a cantar aos dez anos por iniciativa dos pais, que o inscreveram numa escola de canto e, em 2003, venceu, na categoria de juniores, a Grande Noite do Fado de Lisboa, realizada no Teatro S. Luiz.
"Comecei então, a focar-me no fado, especialmente as melodias tradicionais, que são as que mais gosto", disse.
Com um álbum editado na série "Fados do Povo", Sérgio Silva canta regularmente n'A Parreirinha de Alfama, em Lisboa.
Para o jovem intérprete, "o percurso nas casas de fado é fundamental, é como uma escola". "Aprende-se com os mais velhos, o fado é ainda, fundamentalmente, uma tradição oral e, nas casas de fado, passam-se ensinamentos, contam-se histórias, que fazem o fado. Eu por exemplo, à terças-feiras, quando canto com a Maria Amélia Proença, que tem 60 anos de fado, aprendo imenso", contou.
"Em Roma, vou dar o meu melhor", disse o fadista que será acompanhado pelos músicos Paulo Valentim, na guitarra portuguesa, e Bruno Costa, na viola.
No ano passado, nestes concertos organizados pelo Instituto Portoghesi di Sant´Antonio in Roma, estreou-se a fadista Clara Cristão. Joana Veiga e Ana Marta são dois dos nomes que atuaram em edições anteriores.
NL // MAG
Lusa/Fim
Fonte: Oeste Global/ Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)


segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Paulo Valentim de volta a Portugal"


Paulo Valentim e Bruno Costa em frente a Parreirinha de Alfama.
O guitarrista Paulo Valentim, regressou de Macau, onde esteve desde 2011, e esta agora a frente da Parreirinha de Alfama, com o violista Bruno Costa. Em Macau, entre outras iniciativas, como ter realizado a exposicao “Segredos”, de azulejaria  na Fundação Rui Cunha, outra arte em que desenvolve o seu talento, criou o núcleo de fados da Casa de Portugal em Macau, e colaborou com o Museu do Vinho, naquele território autónomo da China. Em Macau, Paulo Valentim orientou aulas de guitarra portuguesa e de azulejaria, tendo participado com Bruno Costa, no Festival Internacional de Musica do território. Paulo Valentim acompanhou nomes como Fernando Maurício, Katia Guerreiro, Mafalda Arnauth, entre outros. “Pranto de amor ausente” e “Segredos” são alguns dos mais conhecidos temas de sua autoria. Compôs e escreveu para varias marchas de Alfama, bairro que agora o acolhe. “Fado historia de um povo” musical de Filipe La Feria, contou também com a sua presença no grupo de compositores. A Parreirinha de Alfama era a antiga Casa de Fados, da Argentina Santos, actualmente já retirada de cena, e a viver na Casa do Artista, em Carnide. Nesta casa fundada na década de 1950, os novos proprietários pretendem apresentar um cartaz com diferentes gerações fadistas. 

Nova "imagem2 da "Parreirinha de Alfama"